terça-feira, 16 de setembro de 2008

Animação com desenho - 'Experiência com os alunos dos 1º Anos do Ensino Médio da Escola Sesquicentenário - 2º e 3º Bimestres''.'

Antes de tudo, é importante mostrar para o alunado como se deu a origem do movimento e os primeiros aparelhos utilizados para criar e registrar o movimento.Como todas as nossas atividades foram baseadas na origem do cinema, começamos a partir do desenho em sequência.

*Procure nas postagens mais antigas sobre cinema que você encontrará uma postagem sobre a origem do cinema.

Antes do surgimento das câmeras fotográficas ou de filmagem que tomasse quadro a quadro imagens seqüenciadas, já existiam, desde o século XIX, aparelhos que simulavam movimentos de animação. Um deles é o Taumatroscópio, aparelho colocado à venda em 1825 na França pelo Dr. John Ayrton Paris. Esse aparelho consiste em um círculo amarrado por dois pedaços de barbante, um em cada extremo. Girando o disco, as imagens são sobrepostas e, com a persistência da imagem, acabam se fundindo em uma imagem só.




Coube ao belga Joseph Antonie Plateau, em 1832, construir o primeiro aparelho em que uma seqüência de desenhos dava a impressão de se movimentarem, o Fenaquistroscópio. Tratava-se de dois círculos sobrepostos, um com a seqüência de desenhos e outro acima com orifícios retangulares dispostos regularmente na superfície. Ao girar o conjunto, os desenhos vistos através dos orifícios davam a ilusão de movimento.



Outros aparelhos precursores da animação foram o Zootroscópio e o Praxinoscópio. O Zootroscópio é uma caixa cilíndrica apoiada num eixo e com orifícios retangulares com uma tira de desenhos colocada internamente. O Praxinoscópio é um refinamento do Zootroscópio. Os orifícios são substituídos por um conjunto de espelhos que giram no centro do cilindro, projetando as imagens no estilo de uma lanterna mágica.



Nesta mesma época também eram utilizados os livrinhos mágicos, lembram aqueles desenhos que faziamos em papéis, tipo bloquinhos?Onde em cada folha desenhavamos um desenho diferente seguindo uma sequência do movimento e logo depois folheamos estas folhas com uma certa velocidade e percebemos o movimento???Pois é!, este bloquinho de papel onde são feitos os desenhos se chama ''FLIP-BOOK''.




A atividade que fizemos de início foi a criação do movimento através doS desenhos, alunos da Escola Sesquicentenário do Ensino Médio criaram um Flip-book(uma pequena parte que não tinha muita intimidade com informática) e uma espécie de flip-book digital, onde os desenhos eram feitos no programa ''paint'' encontrado em qualquer computador que tenha o windows (iniciar>programas>acessórios>Paint), onde desenhavam digitalmente com o mouse, salvos e editados no Windows Movie Maker (também encontrado em qualquer computador que tenha o Windows) ou manualmente com láspis e caneta(no bloquinho de papel - flip book).Os resultados foram bem diferentes e o tema foi livre!

*Alguns trabalhos feitos no Paint e editados no Windows Movie Maker:




''Tiro ao Alvo'' - Ewerton 1 º Ano




Marcone - 1º Ano A





''Pucca'' Kerollayne e Rhayssa Caetano - 1ºano C Outros trabalhos destes você encontra na postagem que fiz no blog: Ensinando Artes Visuais

-Desenhos produzidos pelos alunos dos 1º anos do ensino médio da escola
Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário onde atuo como professora de Artes Visuais com a parceria do assessor Erinaldo Alves.


Fonte:

http://mikosz.wordpress.com/page/3/



3 comentários:

Anônimo disse...

meu nada ver esses palitinhos acho q deveria melhorar ate eu faço melhor ai gostei daquele do bloquinho aquele la ficou legal!

Interagindo com as Artes on 27 de fevereiro de 2009 às 15:27 disse...

Olá Onix, obrigado por seu comentário, a idéia dos palitinhos é muito útil para quem não tem muita facilidade de desenhar no Paint, como um trabalho inicial ficou muito bacana, melhor ainda é ver os alunos participando tão ativamente e criando pequenas histórias e cenas dando início ao movimento!
Claro que tudo que se prática e se dedica pode ser melhorado, o importante é ter essa consciência, que sempre pode fazer melhor!Mas meu alunos estão de parabéns!Foi uma experiência muito rica;)

Anônimo disse...

nossa eu tinha q fazer o bloquinho e consegui ficou d+

 

Interagindo com as Artes Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei