sábado, 19 de julho de 2008

Experiência com os alunos(as) dos 6º Anos do Ensino Fundamental - Conteúdo: África, Escola: Sesquicentenário - Maio á Julho 2008 (2º Bimestre)

6ºAno A e 6º B

2º e 3º Bimestre: África


Objetivo: Conhecer a cultura, e arte da África através de imagens do cotidiano e da Arte. E as relações de riqueza e pobreza da realidade da África e da nossa cidade.

1º Momento:

Sondagem sobre a África: Como os alunos vêem a África?Quais as palavras que vem na cabeça deles quando citamos a África?

*Os alunos foram citando e fui anotando no quadro:

-Pessoas Negras
-Doenças como a AIDS
-Cores diversas, estampas de flores e animais.
-Animais Selvagens
-Pobreza
-Morte
-Guerra
-Xangô/Macumba
-Crianças magras
-Futebol
-Cultura e Tradição
-Danças
-Penteados
Entre outros...

Depois fomos lendo e discutindo sobre cada palavra que estava escrita no quadro, nesse momento os alunos poderam se expressar sobre as suas opiniões sobre cada assunto. Percebi que a maioria tinha uma visão negativa da África, mas alguns falavam que não tinha só pobreza, falaram sobre preconceito e que existiam muitas palavras daquelas que também existiam no Brasil como em outros países também.
2º Momento:

Atividade sobre a África:

Eu levei para sala de Aula uma Imagem de uma Máscara Africana e lhes disse que aquela máscara era uma expressão Artística e cultural característica da África. Esta imagem era um exemplo para uma atividade de percepção sobre a África que propus a eles.

Cada um criaria sua própria máscara com matérias: papel ou papelão, tinta diversas, recortes de revistas, canetas coloridas, lápis de cor, cola, tesoura e outros.
Cada máscara serviria para representar a percepção de cada um sobre a África, ou seja, eles colocariam nela tudo que achasse que representaria a África que eles conhecessem.

Após a criação da máscara os alunos explicariam o porquê da sua máscara, o que desencadeou uma discussão sobre os pontos positivos e negativos da África.
A atividade facilitou a percepção de cada um e sobre o que levavam eles a ter esse pensamento negativo ou não sobre a África, muitos falaram que era o que eles viam na mídia: em revistas, na TV, e nos jornais, onde a maioria das imagens e informações transmitidas seriam negativas.
3º Momento:

Quais as imagens da África?

Levei para sala de aula, imagens sobre a África em geral, positivas e negativas, como em comum com muitos outros países, exemplos: pobreza, cultura, riquezas, futebol, cores, ritmos, religião, fauna, flora etc.

Na medida que ia passando as imagens os alunos iam dizendo o que cada imagem representava, e alguns se surpreenderam com as imagens da parte da riqueza da África.

Atividade:

Pedi depois da mostra das imagens e discussão sobre as mesmas que os alunos representassem uma riqueza ou uma pobreza da África através de uma imagem que poderia ser um desenho ou uma pintura.

Muitos desenharam sobre a fauna, flora e o futebol da África como riqueza, e a fome a guerra e a morte como a pobreza.
4º Momento:

Qual a minha imagem a partir da África?

Uma forma diferente de representar a África através da Arte contemporânea.

Levei imagens de duas séries de fotografias de auto-retrato de um Artista Africano chamado Samuel Fosso. Fui passando as imagens e o alunado foi questionando as formas que o artista usou para se representar, representando coisas da África como também características de outros paises e questões atuais.


Série "TATI"







Série "Le rêve de mon grand-père" (O sonho do meu avô)








A partir destas fotografias eu propus uma atividade:

Que os alunos (as) fizessem o mesmo que o artista fez, criassem duas representações de auto-retratos, sendo que um baseado na África e outro que eles quisessem representar (livre). Neste momento eles começaram a planejar como fariam a fotografia e o que seria necessário para se caracterizar da forma como eles pretendiam representar seus auto-retratos.

Pedi que já trouxessem na aula seguinte os objetos e roupas para caracterização e execução do auto-retrato.

5º Momento:

Qual a minha imagem a partir da África?

Nesse momento começamos a fazer os auto-retratos, os alunos levaram os objetos e roupas para caracterização e eu levei a minha maquina fotográfica, alguns sentiram vergonha por ter que fazer a fotografia na frente dos colegas, mas a maioria participou e souberam expor suas idéias não só com caracteristicas da África como de outras culturas.

*Breve as imagens dos auto retratos dos alunos.





1 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 

Interagindo com as Artes Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei