terça-feira, 25 de março de 2008

7 - As diferenças na representação de imagens da TV

A quinta aula foi realizada no dia 14/05/07, com as turmas do 6ºAno “A”, das 08h30min às 09h15min, e com a turma do 6º ano “B”, das 10h15min às 11h00min. Como na aula anterior ocorreu um problema na leitura do CD no DVD da escola, neste dia levei meu próprio aparelho de DVD. Uni a proposta da aula com a que seria ministrada neste dia.

Juntei esses dois temas das aulas por terem o mesmo propósito, como demonstra os questionamentos a seguir: Como as diferenças visuais na representação de pessoas são mostradas em algumas propagandas e programas de TV? Como os desenhos animados representam as diferenças visuais nas pessoas?

Expliquei o tema da aula e pedi que prestassem atenção nos vídeos que iriam ser apresentados, os quais seriam depois comentados. Iniciei a exibição dos vídeos com uma propaganda da Coca-cola, da campanha publicitária “Viva as diferenças”. Pedi que descrevessem o que haviam percebido na propaganda.

O alunado explicou que o personagem da propaganda (homem) que bebia o refrigerante, passeava pela rua e dividia sua bebida com pessoas diversas e, ao doar um pouco de sua bebida, ele trazia para si uma característica visual da pessoa que bebia o refrigerante. Isso possibilitou que ficasse muito diferente da sua imagem inicial. Então, encontra-se com uma outra personagem no final (uma mulher) transformada da mesma forma que ele, com características absorvidas de outras pessoas. Além de se propor a vender o produto, foi possível perceber no comercial a riqueza da diversidade das pessoas.

Em seguida, passei uma seqüência de propagandas da Marca ‘’Dove’’, com três campanhas publicitárias diferentes: Dove cachos (cabelos cacheados e coloridos), Dove pró-age (senhoras) e programa real Dove pela auto-estima (crianças).

Pedi que dissessem também as características visuais presentes nessas propagandas. O alunado percebeu as diferenças visuais presentes nas propagandas e deram exemplos: falaram que tinham mulheres de idades diferentes, tom de pele diferentes, cores de cabelos diferentes, crianças com características étnicas diferentes e etc.Em seguida, perguntei que tipos de programas costumam assistir na TV.

A grande maioria citou novelas como malhação, rebeldes e etc. Passei a exibir imagens dos personagens da novela malhação e rebeldes. Pedi que falassem o que percebiam.

-Personagens Rebeldes


- Personagens Malhação


Citaram nomes de personagens dizendo serem de características visuais diferentes: um negro, uma loira, outro usa óculos etc. Falaram também da forma de vestir dos personagens dos rebeldes, que cada um tinha um estilo próprio e usavam diferentes acessórios como tatuagens e pinturas no corpo.

Figura 32 – Vídeo Dove Silk

http://www.youtube.com/watch?v=A-37_5Vko_Y

Em seqüência, passei para os desenhos animados. Exibi, primeiramente, uma imagem das princesas Disney. Logo perceberam como cada personagem representava sua cultura e tinha sua característica visual de acordo com sua história e local. Segui mostrando imagens da “Turma da Mônica”. Disse-lhes que a história em quadrinhos já havia virado desenho animado e até mesmo filme. Apresentei para eles uma nova personagem da turma chamada Dorinha com deficiência visual e percebemos as características de cada personagem, como Chico Bento, Piteco, Papa Capim e outros.



- Personagem da turma da Mônica: Dorinha

– Princesas Disney

Vale salientar que este dia foi a visita do nosso orientador, que observava a aula. Conversando com ele, no término da aula, recebi algumas orientações sobre informações que eu poderia ter dado sobre as marcas dos produtos que citei, questionando o consumo. Poderia ter tentado desmistificar a visão da representação de alguns personagens, por exemplo: Chico bento usa chapéu de palha, roupa surrada e anda descalço por morar no sítio, mas todos que moram em sítio se vestem assim? Seria um dos questionamentos que concordei que poderia ter sido feito.




0 comentários:

 

Interagindo com as Artes Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei