terça-feira, 25 de março de 2008

Combinando uma exposição artística

A sexta aula ocorreu no dia 16/05/07, com as turmas 6º ano “A”, das 07h45min às 08h30min, e no 6ºAno “B” das 08h30min às 09h15min. A aula tinha como objetivo combinar a criação do trabalho final. Na turma do 6º ano “A” comecei explicando que estávamos na reta final e precisaríamos fazer um trabalho que envolvesse toda a turma. Posteriormente, perguntei como e com quê gostariam de trabalhar. Disseram que gostariam de trabalhar com pintura, explorando tinta, pincel e spray de tinta.

Percebi que a turma estava bastante ansiosa em escolher o que fazer, atrapalhando um pouco na comunicação, pois estavam empolgados e fazendo barulho. Pedi que se acalmassem e que levantassem a mão quem concordava de trabalhar com pintura. Todos (as) levantaram aceitando. Logo após perguntei se algum (a) deles (as) já haviam ido a alguma exposição ou sabiam o que era. Ninguém se manifestou. Expliquei o que era uma exposição de artes. Falei sobre as artes expostas onde o publico poderia manipular e também as que não podem ser tocadas. Levei o livro ‘’Primeiro Olhar’’(GONÇALVES, Rui et al, 2002 p.116 e 117), com imagens de algumas exposições para o alunado se familiarizar. Perguntei se concordavam em fazer uma exposição e se queriam expor os trabalhos de auto-retrato. Toda a turma concordou.

Sugeri dois tipos de atividades para que escolhessem uma: primeiro sugeri a criação de um grande painel, no qual toda a turma trabalharia junta na criação. Levei o livro “Artes Visuais da exposição à sala de aula” (BARBOSA, Ana Mae et al, 2005 p.40), com a imagem de um painel criado por alunos para que observassem como seria um painel. Em seguida, mostrei duas imagens em tamanho real de duas personagens criadas por mim com papel, tecido, tinta etc. Sugeri a criação de um personagem, e explicando que seria feito em grupos.

Pedi que elegessem um dos tipos de atividades sugeridas. 90% da turma optou pela criação de um (a) personagem. Dividi os grupos em três e quatro pessoas, no máximo, e expliquei como seria a criação do (a) personagem.

Falei que cada grupo criaria o personagem, e daria um nome e características visuais. Expliquei como confeccionariam o personagem e que materiais seriam utilizados. Pedi que trouxessem retalhos de tecidos, cordões, tesoura, cola, materiais recicláveis como, por exemplo, tampinhas de refrigerante, anéis de latas de refrigerante e o que tivessem em casa que percebessem poder ser usado. Alguns (as) me perguntaram se poderiam começar a atividade em casa. Frisei que gostaria que trabalhassem em sala de aula na próxima aula, mas flexionei que poderiam começar a trabalhar em casa. Na primeira turma (6ºano “A”), a maiorias ficou de trazer os materiais e executar o trabalho em sala de aula. Apenas dois grupos preferiram começar a fazer a atividade em casa. Já na outra turma (6ºAno B), a maioria preferiu começar a atividade em casa e apenas um grupo optou por fazer na próxima aula.





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