terça-feira, 25 de março de 2008

5 - Os auto-retratos: as diferenças visuais nas imagens de mim

A terceira aula ocorreu no dia 07/05/07 com as turmas 6º ano “A”, das 08h30min às 09h15min e no 6ºano “B”, das 10h15min às 11h00min. O tema foi: Como eu vejo as diferenças visuais na imagem de mim mesmo (a)?

O objetivo foi perceber nas imagens de auto-retratos de artistas as diferenças visuais nas diferentes representações de si mesmo mediante o uso de auto-retratos. Trabalhamos com vários artistas, mas nos detivemos na artista mexicana Frida Kahlo, pois sua produção foi focada em diferentes fases da sua vida, com diversos auto-retratos, além de ser uma artista mulher representante da América Central.

Levei cada turma, em seu horário especifico, para a sala de vídeo. expliquei o tema da aula e perguntei se sabiam o que era auto-retrato. Uma minoria disse que era uma fotografia; mas a maioria não sabia exatamente o que era. Expliquei que auto-retrato é uma representação da imagem de si próprio, podendo ser feito em um desenho, uma pintura etc.

-Salvador Dalí

-Auto-retrato Salvador Dalí

Comecei a exibir imagens de auto-retratos de diferentes artistas (Diego Rivera, Frida kahlo, Eugene Delacroix, Anita Malfati, Tarsila do Amaral, Salvador Dali, João Câmara, Cândido Portinari, Norman Rockwell e Modigliani). Mostrei, primeiramente, a fotografia do artista e logo em seguida os seus auto-retratos. Enquanto ia mostrando as imagens, pedi que fossem comentando o que percebiam. Muitos (as) achavam que os auto-retratos não se pareciam com a imagem da fotografia do artista e outros (as) já acreditavam que era semelhante dependendo do artista. Questionaram o motivo dos artistas se retratarem tão diferentes da imagem da sua imagem real.

-Retrato Frida Kahlo

-Auto-Retrato Frida Kahlo


-Auto-Retrato Frida Kahlo

Expliquei que cada artista tinha seu estilo e se representava de acordo com o que ele acreditava ser, apoiado nas convenções do seu estilo e também no momento que estavam vivendo.

A partir da discussão que tivemos sobre as imagens dos auto-retratos dos artistas, na qual falei que os artistas também mudavam suas formas de se retratar, expliquei que tomei a artista Frida kahlo como exemplo para esta questão.

Exibi as imagens dos auto-retratos da artista, ressaltando que ela se retratava de maneira diferente, geralmente de acordo com o momento de sua vida. À medida que ia passando as imagens, eu perguntava o que achavam. A grande maioria dizia que a artista era feia, que se parecia um homem e não entendiam o porquê de tantos auto-retratos.

Fiz uma explanação da biografia de Frida Kahlo para que pensassem a partir dessas informações, percebessem as diferenças nos auto-retratos a partir do que a artista vivia e o porquê dela na, grande maioria de suas obras, fazer auto-retratos.

Expliquei que ela havia sofrido um acidente, que passou muito tempo deitada e sua mãe havia colocado um espelho sobre sua cama. Ela costumava dizer: “Pinto-me por que sou sozinha e por ser o assunto que mais conheço”. O alunado passou a citar imagens que se relacionavam com o momento da vida no qual eu havia citado e percebendo que estamos sempre em constantes mudanças.

Como atividade para casa, pedi que cada um (a) fizesse um auto-retrato, que poderia ser um desenho ou uma pintura. Alguns (as) perguntaram se era para fazer apenas o rosto, expliquei a partir dos auto-retratos vistos que não existe uma forma única, podendo ser retratado de corpo inteiro, outro da cintura para cima, com dualidade e também apenas o rosto. Deixei-os (as) à vontade para fazer da forma como queriam.


Auto-retratos do alunos









1 comentários:

Anônimo disse...

Oi, acredito que o caminho da arte educação seja esse, dos profissionais estarem divulgando e debatendo esse objeto de conhecimento. Pabaréns

 

Interagindo com as Artes Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei