terça-feira, 27 de março de 2012

Dissertação de Mestrado

Olá a todos seguidores do Interagindo com as Artes!

Depois de algum tempo, cá estou eu de volta para lhes contar que enfim terminei a dissertação de Mestrado e estou bastante satisfeita com o resultado final da investigação. Posso dizer que aprendi muito com esta pesquisa e pude ampliar ainda mais, meu olhar para as questões que envolvem o ensino de Artes Visuais.

A seguir, transcrevo o resumo do meu estudo, para que compreendam um pouco sobre o que pesquisei durante estes quase dois anos:



RESUMO

Esta investigação teve como objetivo conhecer como os professores formados na Licenciatura em Educação Artística, da UFPB, concebem e praticam as Artes Visuais nos Centros de Referência em Educação Infantil – CREIs – do município de João Pessoa/PB. O estudo foi fundamentado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e na Resolução 009/2006, por serem, respectivamente, uma diretriz oficial nacional, e uma municipal, bem como em alguns estudos acadêmicos sobre o ensino de Artes Visuais na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso, envolvendo cinco professores de Artes Visuais e o mesmo número de CREIs, do município de João Pessoa/PB. Usou-se um questionário para coletar dados sobre o perfil pessoal e profissional e uma pesquisa de campo para observar a atuação docente em Artes Visuais nos CREIs. Os docentes apresentam um perfil jovem e são, na maioria, do sexo feminino. Demonstram comprometimento com a prática profissional e almejam complementar a formação acadêmica. A pesquisa detectou algumas concepções e práticas de ensino em Artes Visuais, que dialogam com os referenciais oficiais e com alguns estudos acadêmicos, contudo, algumas ações e pensamentos persistem, apresentando aspectos do passado, como as visões de ensino de arte como atividade e como sensibilidade.

Palavras chaves: Artes Visuais. Educação Infantil. Concepções e Práticas docentes.



Logo mais disponibilizarei aqui nesta postagem o link da versão completa em PDF. Aguardem!


0 comentários:

 

Interagindo com as Artes Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei