segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CONFAEB 2010 - indivíduos coletivos comunidades redes

O VII Seminário do Ensino de Arte do Estado de Goiás: desafios e possibilidades contemporâneas e o CONFAEB 20 anos, aconteceu de 24 a 27 de novembro na universidade federal de Goiás - UFG - FAV - faculdade de Artes Visuais, contando com a presença de vários professores de artes de diversas localidades de dentro e fora do país, foi uma ótima oportunidade para discutirmos o ensino de Arte e suas possibilidades contemporâneas.

A palestra do dia 24/11 contou com a participação da artista Regina Vater sobre a exposição ''Comigo ninguém pode'' (exposta no evento) e do prof. Dr. Victor Sala ( Diretor da Faculdade de Artes de Moçambique do Instituto Superior de Artes e Cultura) falando sobre o ensino de artes visuais em Moçambique "Reflexões, sonhos e realidades":

Victor Sala e Regina Vater

Dentre outras palestras a Profa. Dr. Ana Mae Barbosa falou sobre o novo livro organizado por ela e a profa. Dr. Fernanda Cunha sobre experiências com a abordagem triangular no ensino de artes com o tema: "O que dizem 20 anos depois'' e exposição de vídeos do educativo da "29° Bienal de Artes de São Paulo".

Profa. Dr. Ana Mae Barbosa


O programa de pós-graduação em Artes Visuais - PPGAV da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, participou do evento com cerca de 12 apresentações de trabalhos (artigos e e-pôsters) durante todos os dias do evento em diversas mesas, com trabahos abordando a mediação cultural, as novas tecnologias no ensino de artes visuais, experiências no ensino de artes visuais e pesquisas sobre formação de professores, políticas e fundamentos.

Mestrandas do PPGAV -UFPB/UFPE (Fotos de Antônio Tobias)



Os debates continuaram entre nosso grupo fora das salas das comunicações...

Apresentei dois trabalhos: "Um cinema diferente": o uso do audiovisual em sala de aula ( experiência com alunos do ensino médio na escola Estadual Sesquicentenário -PB) e SEGUNDO TEMPO: investigando os alunos da graduação de artes visuais que possuem uma segunda graduação ou pós-graduação ( Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais - UFPB).

Participando da palestra de Victor Sala e Regina Vater com perguntas...

O evento foi ótimo para compartilharmos experiências, opniões, visualizarmos os caminhos e reflexões acerca do ensino de artes visuais em suas diversas pespectivas, atentando para possibilidades contemporâneas e abordagens culturais. As palestras foram um momento de conhecer o que outros pensam sobre o ensino de arte e as comunicações um debate de ações importantes em diversos segmentos e lugares.

Site do evento: http://portais.ufg.br/projetos/confaeb20anos/

Fonte de algumas fotos: http://portais.ufg.br/projetos/confaeb20anos/index.php?option=com_morfeoshow&task=view&gallery=1&Itemid=96


Idália Lins








0 comentários:

 

Interagindo com as Artes Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei