quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Porteiro de Jackson Ribeiro


Ainda pouco, pleno meio dia na cidade de João Pessoa/PB, saindo da UFPB onde faço mestrado em Artes Visuais, vi um homem gritando ao lado da escultura do artista Jackson Ribeiro conhecida como "O Porteiro do Inferno", o homem estava segurando uma cruz e dizendo: Este é o demônio que o prefeito colocou na cidade".Levando em consideração que o tal prefeito é candidato ao governo e que estamos praticamente em ''vésperas de segundo turno'' de eleições para governo da Paraíba, relacionamos o motivo desta performance a isso, já que o homem gritava o nome do candidato, que por sinal já foi muito difamado pela oposição com relação as esculturas instaladas na cidade advindas de um concurso para artistas plásticos, mas, como não tenho muita experiência política vou falando do lado que mais me cabe, o lado da Arte!

O referido concurso em homenagem a Jackson Ribeiro abriu edital público em outubro de 2009 para artistas plásticos escreverem seus projetos de esculturas que fossem relacionadas a cultura da cidade de João Pessoa, com relação a esta ação o diretor executivo da Funjope, Chico César, destacou a importância do edital para a seleção das obras de arte. "É muito importante que a própria cidade crie uma iconografia com a qual possa se identificar. Assim a Funjope buscou nos artistas da própria cidade, extrair essa representatividade. Depois que as esculturas classificadas começaram a serem instaladas na cidade, alguns ativistas religiosos começaram a se manifestar contra a imagem destas esculturas, e nesse período de eleição muita gente começou a distorcer a verdadeira razão/emoção deste tipo de arte, acredito que tais comentários permeiam interesses religiosos, políticos e a falta de conhecimento do campo das Artes.

Vivemos em um país multicultural, cheio de diferenças e interesses bem complexos, mas o que não concordo é misturar tais interesses com um campo de conhecimento importante como o da Arte, nós que trabalhamos com o ensino de Arte ficamos preocupados com essa imagem distorcida destas obras na questão educativa, as pessoas "radicais" por questões afins não estão pensando, refletindo sobre toda a história, estão apenas recebendo informações alienadas e fragmentadas, e acabam acreditando no que lhe é mais conveniente.

Para que você entenda melhor, conheça a obra "O porteiro" de Jackson Ribeiro:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Porteiro_do_Inferno

http://www.auniao.pb.gov.br/v2/index.php?option=com_content&task=view&id=7667&Itemid=35
http://www.agencia.ufpb.br/ver.php?pk_noticia=2380

As esculturas classificadas no concurso estão sendo repudiadas por alguns radicais onde colocaram nomes relacionados ao demônio, e isto tem sido a polêmica da cidade.

Não quero entrar neste momento em profunda discussão do assunto, pois pretendo estudar a questão educativa neste contexto um pouco mais a frente, apenas deixo a minha posição de professora de Artes preocupada com a educação visual das pessoas da nossa cidade, acredito que tais opressões a esta arte são relacionadas também ao preconceito que muitas pessoas da área de artes sofre ou já sofreu algum dia, como a desvalorização do curso da graduação em Artes; as pessoas não conhecem arte e consequentemente não interagem com as artes , estão imersas em imagens em seu cotidiano que ditam muitas vezes seu modo de agir e pensar e não percebem isso. Espero que reflitam bem sobre tudo isso e procurem ter mais sabedoria, lembrem-se que os projetos destas esculturas não foram feitos pelo prefeito da cidade, mas por cidadãos como nós, pessoas que estudam, que ensinam, que vivem em João Pessoa e que esperam que nossa cidade e nosso povo seja mais unido e cultural, que dialoguem com o cotidiano da nossa cidade, assim como eles pretendem com sua arte, pena que muitos não compreendem! Infelizmente!

Idália Lins





0 comentários:

 

Interagindo com as Artes Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei