segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Reconhecendo o corpo através da Arte




Olá!Estou de volta para falar um pouco sobre minha experiênca destas últimas semanas com meus alunos do ensino infantil, no projeto de implantação de Arte nos CREIs - Centros de referência em ensino Infantil da prefeitura de João Pessoa.
Como estamos em processo de experimentação e reconhecimento pude inicialmente conhecer bem as crianças, os Creis, as educadoras e gestoras do poló em qual leciono; quis conhecer os trabalhos desenvolvidos durante o ano com as crianças, o que vivenciaram e seus projetos. Fui muito bem recebida em todos os centros que visitei, senti que Artes era uma disciplina muito esperada por todos e que as educadoras estão abertas a desenvolver um trabalho em conjunto, e que são muito dedicadas ao que fazem, um ambiente onde são educadas e cuidadas crianças muito pequenas, que estão em fase de um auto conhecimento e um conhecimento do mundo...de tudo que os rodeiam, percebi que são muito espertos, curiosos querendo saber de tudo; querem tocar, sentir, ver, estão descobrindo seus sentidos...


Então comecei a trabalhar com eles o reconhecimento do corpo atrás de imagens, descobri que os Creis dispõem de materiais bem interessantes, que se bem usados podem desenvolver ótimos resultados, um dos materias que utilizei foi o quebra cabeça com as partes do corpo : corpo inteiro do menino e da menina, da frente e das costas (imagens bastante coloridas de montar, feitas de madeira super leve), as partes do corpo: pés, mãos, cabeça (com todas as partes: ouvido,olho, boca, orelha, sobrancelha e cabelo removivéis) e um boneco articulavél de madeira.

Trabalhei com todos este material, com os do berçário mostrei as imagens e pedi que eles fossem tocando as partes do corpo que iamos conhecendo, alguns reconheciam com muita facilidade, já outros menores ficavam mais vidrados nas cores e nas formas das imagens, quando não identificavam sozinhos eu e a professora ajudavamos a reconhecerem sempre falando o nome e mostrando a imagem, usamos também músicas que fixavam os nomes das partes do corpo: ''Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé'', com as demais turmas do pré e maternal pude explorar além as imagens os quebra cabeça (com os alunos maiores de 4 e 5 anos) e o boneco articulavél, onde eu manipulava o boneco e pedia que as crianças fizessem o mesmo movimento que o boneco fazia, fazendo com que ao mesmo tempo que aprendessem a se reconhecerem eles também se movimentassem e se divertissem, este boneco realmente foi a fascinação da grande maioria, todos queriam tocar, mecher os braços, as pernas, queriam manipular como eu fiz para os colegas fazerem igual, foi muito interessante.


Nas semanas seguintes os pequenos puderam representar com desenhos e pinturas o que trablalhamos anteriormente com as imagens, pintando partes do seu corpo como os pés e as mãos, revisamos as partes do corpo que conhecemos e a função de cada uma delas e pedi que observassem agora seu próprio corpo e fossem criando as representações para eles.


Pintamos posteriormente com as mãos e o pés, e observamos que cada um tem sua identidade, seu formato de pés e mãos, tamanho e forma dos dedos, linhas, cores...Até mesmo os mais pequenos apontavam reconhecendo o seu pé ou sua mão pintada dizendo também as suas respectivas cores.

O trabalho de reconhecimento do corpo através da imagem reforça o que eles estão acostumados a ver e os sentidos, não só apenas fazendo com que se conheçam mas que sintam e se aceitem no mundo.

Até a próxima postagem com algumas imagens dos processos!



Idália Lins





1 comentários:

Ana Karina Mag on 11 de janeiro de 2010 às 10:57 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 

Interagindo com as Artes Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei