quinta-feira, 1 de maio de 2008

Aulas com os alunos dos 8º Anos (A,B,C e D) da escola Sesquicentenário em março de 2008.''1º ao 4º Momento''

1º Bimestre: Neoclassicismo


Objetivo: Vivenciar a arte neoclássica a partir do dia-a-dia do alunado.

1º Momento:

Sondagem inicial sobre a relação da arte com o cotidiano do alunado.

Relacionando a arquitetura e a escultura neoclássica com ambientes da nossa cidade e do nosso bairro.

Exemplos: Praças de bairro, praças do centro da cidade, prédios, casas e esculturas.

2º Momento:

Pesquisa no laboratório de informática sobre a arte neoclássica focando na arquitetura e escultura, relacionando com a arquitetura da cidade.

3º Momento:

Aula extra classe:

Visita ao centro da cidade, praças e prédios com escultura se arquiteturas neoclássicas.

Exemplos:

Teatro Santa Rosa, praça Pedro Américo, Praça Aristídes Lobo.

Registrando através de fotografias e discutindo o dia-a-dia nas praças e os tipos de arte.



Praça Pedro Amércio / Teatro Santa Rosa / Praça Aristídes Lobo

8º Anos B e D






8º Anos A e C







4º Momento:


Exposição dos resultados da visita:

Mostra de fotografias e relatos sobre a visita.


Relato de um dos alunos:

*Durante o passeio passamos pelo centro da cidade, vimos várias praças, ornamentadas com estátuas de pessoas ilustres de nossa história, paramos na praça Pedro Américo (extraordinário pintor brasileiro, nascido na Paraíba em 1843), onde podemos vislumbrar a estátua feita em sua homenagem.Foi tão interessante, podermos ver um pouco da nossa história e suas artes, que nem vimos as horas passarem...Gostei bastante do passeio, o aprendizado é mais completo, pois ao vermos as artes, as praças, sentimos mais curiosidade em conhecer as histórias que as rodeiam, o que não acontece quando se lê um livro, pois é mais intediante, cansativo.Espero que essa atividade extra-classe aconteça mais vezes.

(José Alexandre da Silva - 8º Ano A)





0 comentários:

 

Interagindo com as Artes Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei