terça-feira, 25 de março de 2008

3 - Conhecendo-nos como seres únicos e reconhecendo as diferenças pessoais nas imagens

A primeira aula aconteceu no dia 23/04/2007, com as turmas 6º ano “A”, das 08h30min às 09h15min e, com o 6ºano “B’’, das 10h15min às 11h00min. Explorou o tema: Como as imagens estão presentes em minha vida e como as diferenças visuais são representadas nas imagens?

O objetivo foi perceber, nas imagens do cotidiano, a representação das pessoas visualmente diferentes, de modo a deduzir que as diferenças existem e são normais, pois ninguém é igual.

Ao entrar na sala de aula da Turma “A”, a professora da escola falou que eu iria começar um projeto educacional em Artes Visuais e que fizessem silêncio.

A turma parecia curiosa e me senti à vontade. Apresentei-me dizendo o meu nome, minha idade e utilizei a palavra sensível como uma palavra que me definia. Em seguida, pedi que cada um (a) se apresentasse da mesma maneira com que me apresentei: cada aluno (a) falou seu nome, sua idade e uma palavra que o definia. O alunado da primeira turma (6ºA) foi bastante participativo. Uma grande parte falou que a palavra que os definiam eram tímidos (as), outros (as) se diziam desenhistas, grafiteiros, inteligentes e alguns assumiam ser bagunceiros, geralmente os do sexo masculino.

A turma seguinte (6ºB) mostrou-se mais arredia. Um grupo não queria falar o nome, baixavam a cabeça na cadeira para fingir que estavam dormindo para não participar. Os (as) que não queriam falar, eu, realmente, não insisti. Percebi que não queriam falar por serem tímidos (as). Já outros (as) pelo simples fato de não quererem colaborar e nem dar atenção.

Em seqüência, pedi que respondessem ao seguinte questionamento: Como as imagens estão presentes em minha vida? As respostas foram bem diferentes; percebi na primeira turma (6ºA) que estavam mais conectados com as imagens, pois, falaram que as imagens estavam presentes nas pinturas, esculturas, revistas, jornais, novelas, propagandas, desenhos e na rua.

Já a outra turma (6ºB) falava muito de imagens de violência, se perdiam um pouco no que iam falar e não tinham muito definido o conceito de imagem. Tentei faze-los perceberem os diversos lugares em que as imagens estão presentes dando exemplos do tipo: que imagens vemos num shopping?E na TV? E em suas casas? E nas ruas? Etc.

Depois da sondagem sobre a imagem, apresentei o tema do projeto ‘’Ser diferente é Normal’’ e disse que nos focaríamos nas diferenças visuais das pessoas. Utilizei imagens de pessoas diferentes visualmente que retirei de revistas, e pedi que observassem essas imagens e respondessem ao questionamento: Como as diferenças visuais das pessoas são representadas nas imagens?

Todas as duas turmas perceberam as diferenças visuais representadas nas imagens como, por exemplo, o tipo de cor de pele, de cor e tipo de cabelo, formas de se vestir, pessoas de idades diferentes, de etnias diferentes, com deficiências e estilos próprios. Senti que o alunado tanto da turma (6ºA) quanto da (6ºB) não estavam, nem um pouco, acostumados a discutir sobre imagens. Ficavam o tempo todo brincando e mexendo com o(a) colega. Vi-me, algumas vezes, tendo que chamar atenção e pedindo silêncio para que pudesse falar. Tendo contato com as duas turmas, percebi que a maioria da turma (6ºB) é de meninos. São eles que, em geral, comandam a bagunça, mas algumas meninas também não ficam de fora. Eles e elas se agridem com palavras e até mesmo com pancadas. Foi bastante complicado seguir com tudo o que eu havia planejado e que tinha feito com a turma anterior (6ºA). Tive que falar sobre respeito e em tom de voz elevado. Foi neste momento que ficaram em silêncio e me ouviram. Eu não tinha nunca passado por uma situação assim, mas o que achei engraçado é que não me surpreendi. Falei tudo que achava e pedi que refletissem sobre tudo que falei. Complementei dizendo que na aula seguinte iria ver como se comportariam, e foi assim que me despedi neste primeiro momento.



0 comentários:

 

Interagindo com as Artes Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei