O referido concurso em homenagem a Jackson Ribeiro abriu edital público em outubro de 2009 para artistas plásticos escreverem seus projetos de esculturas que fossem relacionadas a cultura da cidade de João Pessoa, com relação a esta ação o diretor executivo da Funjope, Chico César, destacou a importância do edital para a seleção das obras de arte. "É muito importante que a própria cidade crie uma iconografia com a qual possa se identificar. Assim a Funjope buscou nos artistas da própria cidade, extrair essa representatividade. Depois que as esculturas classificadas começaram a serem instaladas na cidade, alguns ativistas religiosos começaram a se manifestar contra a imagem destas esculturas, e nesse período de eleição muita gente começou a distorcer a verdadeira razão/emoção deste tipo de arte, acredito que tais comentários permeiam interesses religiosos, políticos e a falta de conhecimento do campo das Artes.
Vivemos em um país multicultural, cheio de diferenças e interesses bem complexos, mas o que não concordo é misturar tais interesses com um campo de conhecimento importante como o da Arte, nós que trabalhamos com o ensino de Arte ficamos preocupados com essa imagem distorcida destas obras na questão educativa, as pessoas "radicais" por questões afins não estão pensando, refletindo sobre toda a história, estão apenas recebendo informações alienadas e fragmentadas, e acabam acreditando no que lhe é mais conveniente.
Para que você entenda melhor, conheça a obra "O porteiro" de Jackson Ribeiro:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porteiro_do_Inferno
http://www.auniao.pb.gov.br/v2/index.php?option=com_content&task=view&id=7667&Itemid=35
http://www.agencia.ufpb.br/ver.php?pk_noticia=2380
As esculturas classificadas no concurso estão sendo repudiadas por alguns radicais onde colocaram nomes relacionados ao demônio, e isto tem sido a polêmica da cidade.
Não quero entrar neste momento em profunda discussão do assunto, pois pretendo estudar a questão educativa neste contexto um pouco mais a frente, apenas deixo a minha posição de professora de Artes preocupada com a educação visual das pessoas da nossa cidade, acredito que tais opressões a esta arte são relacionadas também ao preconceito que muitas pessoas da área de artes sofre ou já sofreu algum dia, como a desvalorização do curso da graduação em Artes; as pessoas não conhecem arte e consequentemente não interagem com as artes , estão imersas em imagens em seu cotidiano que ditam muitas vezes seu modo de agir e pensar e não percebem isso. Espero que reflitam bem sobre tudo isso e procurem ter mais sabedoria, lembrem-se que os projetos destas esculturas não foram feitos pelo prefeito da cidade, mas por cidadãos como nós, pessoas que estudam, que ensinam, que vivem em João Pessoa e que esperam que nossa cidade e nosso povo seja mais unido e cultural, que dialoguem com o cotidiano da nossa cidade, assim como eles pretendem com sua arte, pena que muitos não compreendem! Infelizmente!
Idália Lins
0 comentários:
Postar um comentário