segunda-feira, 25 de julho de 2011

Arte Tecnológica

Com toda a tecnologia em que estamos imersos, nada mais interessante que unir esta realidade com o ensino de Arte. São ideias para trabalhar a Arte a partir do cotidiano dos estudantes.

Sabe aqueles aparelhos de celulares atigos que ninguém sabe onde descartar? Teclados de computadores que não funcionam mais e outras tantas peças tecnológicas antigas ou quebradas que seriam descartadas? Elas também podem virar arte!

Diversos artistas utilizam a tecnologia como inspiração para sua arte. Selecionei alguns destes artistas para que novas ideias e inspirações aconteçam, desta vez em sala de aula. Sim, lá na escola, na sua aula de Artes!

Confere!

Nam June Paik

"A obras de Paik nos faz pensar sobre novas possibilidades de uso dos meios tecnológicos e, principalmente, a reflexão sobre a cultura de massa e a possibilidade de uso mais elaborado e libertador desses veículos".

Fonte: http://namjunepaikvideoart.blogspot.com/


Fonte: http://www.paikstudios.com/


Mona Lisa feita com placas-mãe de computadores(não encontrei o nome do artista).

Fonte: http://technabob.com/blog/2009/11/11/motherboard-mona-lisa/


Nick Gentry
Transformou os já esquecidos e ultrapassados disquetes em tela para quadros.

Fonte: http://www.nickgentry.co.uk/

"Gentry diz que o mundo todo sempre confiou nesses formatos de mídia e que, agora, eles se tornaram obsoletos, sendo substituídos por uma 'infinidade inatingível' de arquivos de dados. O artista questiona ainda a compatibilidade do homem com sua própria tecnologia".

O número de discos varia em cada quadro. Os menores podem usar apenas seis discos, enquanto quadros maiores são compostos por 100 ou mais. "Eu peço às pessoas para doarem seus discos através de meu website, mas os consigo principalmente comprando", contou o artista ao site Wired, complementando que os objetos são relativamente baratos, já que são inúteis para a maioria das pessoas.

Para criar uma peça, o artista inicia um esboço preparatório que é mapeado em uma grade, com cada seção do tamanho de um disco. A tinta spray é aplicada nos disquetes com um stencil, para presenvar a etiqueta e o slider de metal. Os discos são, então, colocados nas áreas de acordo com sua tonalidade, quase como pixels, criando uma colagem, diz o artista. É utilizada, então, tinta óleo para finalizar os detalhes da obra.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4257374-EI4795,00-Artista+ingles+cria+pinturas+a+partir+de+disquetes.html


Abraham Palatnik

"Misto de artista e desenhista industrial, Palatink possui muito do ideário construtivo na vontade de integrar arte e vida. Existe aqui uma convicção de que a arte pode estar em todos os lugares para todos os públicos, disseminada pelo cotidiano".



Fonte: http://arteblog13.blogspot.com/2010/12/abraham-palatnik-e-um-pioneiro-da-arte.html

Christopher Locke
transforma tecnologia em fósseis.



Uma interessante reflexão entre o antigo e o contemporâneo.

Fonte: http://heartlessmachine.com/section/79989_Modern_Fossils.html




0 comentários:

 

Interagindo com as Artes Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei