quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dica de Filme!Nascidos em Bordéis!


Assisti este filme na aula da disciplina de Teoria do Ensino das Artes Visuais e me apaixonei, além de ser um história de vidas reais de crianças da Índia, possue uma educação pela arte da fotografia que envolve o cotidiano e a vida da infância daquelas crianças que participaram do projeto. Já adquiri o DVD do filme para meu acervo, vale muito a pena!

Fotografia de um dos meninos:Aivijit Bucket, documentário Nascidos em Bordéis.

Discutimos muitas questões interessantes acerca desta produção audiovisual e percebemos questões com contrapontos, como por exemplo, o sistema/indústria audiovisual por trás da produção, já que o projeto sendo veiculado na mídia teve uma grande visibilidade, mas que ofereceu também vários beneficíos aqueles envolvidos diretamente na trama. Esta questão do "estrangeiro bonzinho" que vem para ajudar e depois vai embora, foi mencionada em nossas discussões, mas, tratando-se específicamente deste projeto, vemos que não aconteceu desta forma, a fotografa Zana Briski não tinha a intenção de ser ''salvadora'' no nosso ponto de vista. Posteriormente ela cria uma fundação de apoio, e continua o trabalho já iniciado com o filme.

O que mais me chamou atenção é a maneira de articular as idéias das crianças, elas parecem livres quando estão fotografando, e as interpretações sobre as fofografias que visualizam são espontâneas e bastante interessantes...Só assistindo para entender...

Com relação a questão educativa, o que paira no ar é a contextualização destas crianças no seu mundo, através da arte, e a maneira como a fotografa trás esta realidade para eles.

Muito bom!Eu recomendo muito!
Assistam e depois comentem!

Sinopse

Este ganhador do Oscar, mostra a vida de crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá. O aparente enriquecimento da Índia deixa de lados os menos favorecidos. Porém, ainda há esperanças. Os documentaristas Zana Briski e Ross Kauffman procuram essas crianças e munido de câmeras fotográficas pede para elas fazerem retratos de tudo que lhes chamam a atenção. Os resultados são emocionantes E enquanto as crianças vão descobrindo essa nova forma de expressar, os cineastas lutam para poder dar mais esperança, para as quais a pobreza é a maior ameaça à realização dos sonhos.

Fonte:http://www.interfilmes.com/filme_16244_nascidos.em.bordeis.html







0 comentários:

 

Interagindo com as Artes Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei