segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ensaio Sobre o Belo, o Nobre e o Justo na Visão dos Antigos


Estive ouvindo o aúdio: Ensaio Sobre o Belo, o Nobre e o Justo na Visão dos Antigos da Universidade Falada (UNIFA), que foi compartilhado pela Professora Maria, na disciplina de Teoria do Ensino das Artes Visuais do mestrado acadêmio em Ensino de Artes Visuais (PPGAV -UFPB/UFPE), e fiquei refletindo sobre as palavras do grande Viktor D. Salis neste livro falado. Gostaria de compartilhar algumas palavras ditas por ele e posteriormente as relações que estou construindo com essa educação a partir do reconhecimento de seus talentos que deveriam ser dirigidos para a formação de um homem belo, nobre e justo. Estas relações que vou observando serão levadas para a aula desta disciplina amanhã, e discutidas em turma, posteriormente trarei as discussões de volta ao blog para que continuemos interagindo!

Algumas questões chamaram-me atenção:

1° Como é possível educar em busca do belo através da arte?

A partir da questão proposta, remeto-me ao que foi abordado no aúdio:
"O belo transcende as aparências'' (Viktor D. Salis)

A possibilidade de abordar a questão da beleza na educação, questionando os padrões e conceitos de beleza atual. Desconstruindo e contextualizando na Arte, através de obras como do artista Bacon.


Logo após o autor lista algumas outras questões:


Como ajudar os alunos (as) a buscar o seu belo, e descobrir seus talentos?
Será que a educação não deveria levar nos para o belo?


Abordando justamente a educação através da busca e conhecimento deste belo...
A discussão sobre como seguir em busca desta abordagem na educação é muito pertinente, acredito que além de buscar na arte soluções para estas questões, é interessante "beber na própria fonte'', ou seja, no problema, na vida, no cotidiano, no que esta mais próximo estes educandos. Relacionando com esta busca e reconhecimento se si mesmo.

Outras questões abordadas que dialogam com o ensino de arte no meu ponto de vista:
A felicidade relacionada com o dinheiro:

Não seria a grande fortuna que lhe dará a felicidade'' (Viktor D. Salis)


Lembrei-me de imediato um projeto de TCC (trabalho de conclusão de curso) de umas colegas que tive no último período do meu curso de graduação em licenciatura em Artes Plásticas na UFPB, onde na disciplina de prática de ensino elas criaram um projeto que abordava a questão da felicidade relacionada com o dinheiro, um trabalho bastante interessante, onde a culminância do projeto foi um vídeo, feito por alunos envolvidos no mesmo, apresentando uma performance sobre questões de riqueza e beleza em busca da felicidade. Tenho este vídeo em CD, posteriormente posso compartilhar aqui no blog.
Lembro também de várias campanhas publicitárias que faz a relação da felicidade com a beleza, com o que se tem! E isto remete também ao consumo, que é mais uma das abordagens que o autor trata neste conteúdo quando ele diz:

“O BELO TORNOU-SE UM MODELO PREDADO DE CONSUMO’’ (Viktor D. Salis)

Onde nos tempo de hoje, a cultura presente é a cultura do consumo, o consumo do que vestir, do que comer, do que ter, do que ser...

Mais um conteúdo extremamente importante, ligado ao cotidiano dos alunos(as), que dialoga muito bem com o uso da Cultura Visual no ensino da Arte, ótima abordagem na realização de projetos de ensino da Arte.

Abordar questões expostas pela mídia é um bom direcionamento para trabalhar a questão do consumo como o belo que se quer atingir. Que corpo é o ideal? Que roupa é a da moda? O que eu devo comer? O que vou consumir?

O autor neste sentido fala que:
Você não é o que você come. Você é o que você vive e como você vive! (Viktor D. Salis )

A ética também abordada no aúdio, me faz pensar sobre o meu projeto de prática de ensino sobre as diferenças visuais (segue o link do projeto postado aqui no blog). Quando o autor diz "quando você olha no espelho e só vê você, você não vê nada! Deve haver o outro, você precisa do outro." (Viktor D. Salis)


Outra frase dita por ele nestas circunstâncias foi:

''O medo de enfrentar seus fantasmas não lhe direcionará no reconhecimento de seus talentos''
(Viktor D. Salis)


O que desencadearia um bom projeto de identidade através da Arte...


A busca pelo corpo perfeito dialoga com o ideal de beleza, com o consumo e a ética, a meu ver, pois tudo isto se relaciona.

O autor diz:


‘‘A verdadeira sedução deveria servir para libertar e não aprisionar’(Viktor D. Salis)

A busca por este corpo perfeito aprisiona o ser, que luta por aquele ideal de beleza, se tornando escravo deste conceito equivocado do belo.


Acredito que muitas outras discussões em torno deste contéudo irão surgir, trarei-as mais tarde por aqui.


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Viktor D. Salis, nasceu em Atenas - Grécia. Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève - Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente. Em 1981 estudou "A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade" com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado.

Daí em diante, dedicou-se cada vez mais ao estudo das tradições e mitos das antigas civilizações gregas, egípcias, judáico-cristãs, caldáicas e orientais, buscando recuperar seu significado original, que era fornecer chaves para o homem para a arte de viver com dignidade ética.

Por conhecer bem o grego antigo e o moderno, estuda e trabalha com os textos originais, dispensando as traduções e as adaptações. Domina ainda o inglês, francês, espanhol e lê o latim e o alemão.

Escreveu diversas obras na área de mitos e tradições arcaicas; escreve ainda peças de teatro baseadas nos mitos.

Trabalha como terapeuta num processo que denomina "Terapia Mítica", que busca o conhecimento de si e do outro através dos mitos arcaicos e permite abrir as portas para a compreensão e a evolução do ser humano, conferindo-lhe o seu sentido cósmico.

Realiza trabalhos de treinamento junto a empresas para o desenvolvimento ético e criativo de talentos e potenciais, entre outras:
Eletropaulo, Natura, Unilever, Gafor, Vale do Rio Doce, etc.

Desenvolve também trabalhos na área da educação, buscando recuperar o ideal helênico de formar o "homem obra de arte ético e criador".

Fonte:http://www.viktordesalis.pro.br/menu/menu.php

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Até breve! Volto a interagir!


Idália Lins







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